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3 habilidades do profissional do futuro

Daniel Gagliardi - Desenvolvimento

Daniel Gagliardi 14 de fevereiro de 2020

Muita gente que está preocupada com o futuro do trabalho não tem ideia de quais habilidades aprender ou praticar para se preparar. Ninguém quer perder tempo e dinheiro algo que não vai ser útil. Então, vamos ao que de fato importa para o futuro – e por futuro queremos dizer, inclusive, este ano e o próximo.

1. Lê de forma inteligente

Não pare de ler. Você já disse que “não para de aprender” com a vida. Se você quer intensificar isso, inclua leituras na sua rotina, no começo ou no fim dela. A qualidade da sua leitura importa muito. Leia com cuidado.

Uma bela forma de ler com cuidado é escrever, tomar notas, seja sobre o que você pensa a respeito, seja um resumo em tópicos no seu bloco de notas. Os artigos que você lê online valem também, viu? Mas comece a reparar quantos deles vão ao cerne das questões e não são desperdício do seu tempo.

2. Identifica padrões e fórmulas

O que um jogo de basquete tem a ver com o seu trabalho? Talvez essa possa se tornar uma nova metáfora para você explicar o que faz e ser entendido. Ou ainda, o que a história do Harry Potter têm em comum com a história de Jesus Cristo. Dica: pesquise sobre “Jornada do Herói”. Comparando os mais diversos conteúdos que você lê, ouve e assiste, você vai identificar padrões e o resultado disso é se tornar um(a) comunicador(a) mais relevante.

3. Exercita o pensamento crítico

Pessoas que olham para os problemas de um ângulo diferente acabam resolvendo de maneiras completamente inesperadas e, muitas vezes, elegantes. Ao mesmo tempo, elas demonstram como era estreita a visão do problema da maioria das outras pessoas — ou até, se aquele era de fato um problema.

Não se engane. Pensadores críticos são pensadores criativos. São, na realidade, os verdadeiros inovadores e inventivos e os mais aptos a propor novas formas de fazer coisas que agreguem valor ao ambiente de trabalho. Desde um método mais eficiente de trabalho, até um novo produto que o mercado demanda.

Conclusão

Não se espante se achar que essas são habilidades, digamos, do passado. Elas de fato são. Do passado e do futuro. O que acontece é que são habilidades universais, que nunca fizeram tanto sentido como no século 21 – tempos de fake news e incertezas profundas.

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