fundo parallax

Guia rápido para minimizar o seu bloqueio criativo

Daniel Gagliardi - Desenvolvimento

Daniel Gagliardi 14 de fevereiro de 2020

Quatro atitudes práticas podemos realizar para aliviar aquela sensação do bloqueio
criativo.

1. Compartilhe com alguém o que você consome de conteúdo

Seja um capítulo de livro, de uma série, um talk, uma entrevista. Quando você conta para alguém, você ajuda o conteúdo a se fixar na sua imaginação. E assim, você pode retornar a ele e usá-lo em algum dilema criativo.

2. Tente explicar por que você gosta ou não de um conteúdo

Como as cenas deste filme se ligam? Como os diálogos se desenrolam em direção a um desfecho? Que provocações instigam? Que perguntas são inteligentes? Como começa e como termina? Conseguir explicar por que você se interessa ou se desinteressa está bem longe do “gosto” vs. “não gosto”.

3. Cultive o espírito de detetive

O detetive é aquele que observa. Interminavelmente observa, para aprender sobre o funcionamento secreto das pessoas e do mundo. É assim que ele desvenda os casos mais difíceis, e é assim que você também pode solucionar os seus.

4. Crie um diário de ideias

Desde uma frase ouvida enquanto você esperava o ônibus, até uma cena de filme. Desde uma conversa amistosa até uma briga. Descreva e salve no seu bloco de notas do celular. Fazendo isso, você se abastece de referências. E quem tem referências tem ideias. Nenhuma ideia é original, todas as ideias fazem referência a outra ideia, e são releituras umas das outras.

Conclusão

A crença em uma “musa inspiradora” capaz de te livrar de um bloqueio criativo parece cada vez menos provável. Em vez disso, parece ser a prática dessas atitudes que listamos um bom caminho para longe da falta de inspiração.

faça parte